Skip to main content

Duas dicas rápidas para produzir um código muito mais limpo e claro.

Faaala Dev!

É comum que quando estamos trabalhando com programas mais antigos, nos depararmos com linhas de código com uma interpretação mais complexa ou até dúbia.

Muito dessa complexidade se dá pela forma como o software é escrito e um dos pontos mais importantes da escrita de código para que ele fique mais claro é como nomeamos nossas variáveis.

Robert C. Martin ( Uncle Bob 👴👴), em um dos seus livros dá dicas de como nomear nossas variáveis, iremos falar sobre duas das principais aqui.

👉 Nomeação por significado.

Ao nomear uma variável o dev deve se perguntar se o nome da variável responde “O que essa variável faz?” ou “Qual valor essa variável armazena”, essa é uma boa forma de deixar seu código mais claro.

👉 Uso nomes “procuráveis”

Se uma variável puder ser usada em outros lugares no código é mandatório que seu nome seja amigável para uma pesquisa, isso facilita a identificação do uso da variável ao decorrer do programar.

Uncle Bob dá diversos outros exemplos de como nomear melhor suas variáveis, quer saber mais? Curte a nossa página 💜💜 que nos próximos posts iremos falar mais sobre como programar melhor.

Deixe um comentário para “Duas dicas rápidas para produzir um código muito mais limpo e claro.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Pin
Compartilhar